No seu auge o U2 lançou três excelentes discos e um bom, sendo eles The Unforgettable Fire, The Joshua Tree, Rattle & Ham e Achtung Baby. Enquanto Achtung Baby é o trabalho quintessencial da banda The Joshua Tree representa o topo da banda em qualidade geral, e é sobre ele que vou falar agora.

the joshue tree.jpg

5

Título: The Joshua Tree

Ano de Lançamento: 1987

Gêneros: Rock, Alt. Rock

Começando com a bela faixa Where Street Have No Name Bono já mostra estar em seu topo vocal em uma música divertida, com uma letra profunda, versos cativantes sobre viver uma vida simples e livre mas intensa em um instrumental habilidoso e um refrão gritado e com uso de drives adicionando extremo poder a sonoridade da música. Ela é seguida por uma música Gospel chamada I Still Haven’t Found What I’m Looking For que além de um dos grandes hits da banda é a melhor música que eles já fizeram, com letra imensamente significativa, instrumental magistral, uma incrível performance vocal de Bono e o refrão mais chiclete da carreira da banda, sendo destaque absoluto não só no disco como na discografia do U2. With Or Without You é uma balada que ficou conhecida por ser um dos vários temas da série Friends, mas vai muito além disso com uma letra bonita, um instrumental ameno mas caprichado e uma intensidade crescente tornando o refrão cada vez mais gritado e contando com uma performance vocal marcante de Bono. A faixa a seguir se chama Bullet the Blue Sky e é mais um destaque fácil do disco por sua experimentação, versos carregados e com peso, letra muito interessante falando sobre raiva e auto-controle usando metáforas, com um refrão fazendo uso de falsetes e desconfortáveis gemidos no meio da música que são seguidos por um agudíssimo grito de Bono que pode passar despercebido em meio ao estridente solo que segue com um monologo até o fim da música. Running to Stand Still é uma faixa um tanto caipira demais para uma banda inglesa, mas tem uma bela melodia e uma linda letra, suportadas por um instrumental competente e uma cativante performance vocal de Bono. Já em Red Hill Mining Town a história é diferente. Ela é uma música divertida com boas performances de todos os membros e uma letra especialmente inspirada falando sobre ter alguém onde pode-se apoiar em tempos difíceis. Não é exatamente o que há de melhor no trabalho mas cativa e faz seu trabalho direitinho.

In God’s Country é uma animada faixa com boa letra e uma excelente performance vocal de Bono além de um instrumental fascinante e um refrão grudento e de fácil assimilação, sendo a faixa mais Pop do trabalho e agradando fortemente a fãs mais casuais da banda. Ela é seguida por uma incrível música de Country Rock com um estilo original e único chamada Trip Through Your Wires, com bonitas melodias vocais no refrão e versos muito rítmicos tanto instrumentalmente como vocalmente além de ótimos solos de gaita. É a minha faixa preferida do disco ao lado de I Still Haven’t Found What I’m Looking For. O trabalho segue com One Tree Hill, uma melancólica música de Rock Alternativo com instrumental exemplar e uma marcante performance vocal de Bono em uma profunda letra sobre a beleza de uma mulher com muita fineza e classe  em uma melodia contagiante e positiva com um excelente instrumental sendo um dos destaques garantidos do disco. Exit é uma faixa curiosamente de Easy Listening com versos extremamente calmos e cochichados além de um instrumental ameno e na dele se tornando crescendo e mudando de estilo do meio pro fim abordando uma sonoridade de Hard Rock. É uma mistura curiosa e vale muito a pena conferir.

O disco fecha com a épica Mothers of the Disappeared que é a música mais experimental do disco e abusa de efeitos e sintetizadores em sua sonoridade, além de uma excelente linha de baixo e uma calma e confortante performance vocal de Bono, sendo uma das músicas mais leves já feitas pela banda e agradando muito justamente por isso, sem eu poder esquecer de citar o inspirado instrumental que faz uso dos mais diversos instrumentos pra dar uma sonoridade única a música e sua forte letra de cunho altruísta, doce e solidário, fechando o álbum com chave de ouro.

Destaques: Where the Street Have No Name, I Still Haven’t Found What I’m Looking For, Running to Stand Still, Trip Through Your Wires e One Tree Hill.

Anúncios