Como eu já disse inúmeras vezes, 1994 foi o melhor ano da história do cinema. Tivemos Pulp Fiction, Shawshank Redemption, The Lion King, Léon, Trois couleurs: Rouge e é claro, Forrest Gump, o emocional filme que garantiu a Thom Hanks um merecido Oscar de melhor ator além de outros 5 Oscars, inclusive o de melhor filme. Veja o que eu tenho a falar sobre essa obra prima do cinema a seguir.

forrest-gump-poster1

5

Título: Forrest Gump

Ano de Lançamento: 1994

Gêneros: Drama, Guerra

“A vida é como uma caixa de chocolates” é a frase que encantou multidões nos cinemas em 1994. A sua simplicidade e doçura impar a fizeram um dos bordões mais reverenciados e mencionados da história das telonas, e não é por menos. Ela da início a longa história de Forrest Gump, se passando durante 40 anos da vida dele onde ele enfrenta de tudo.

Forrest não é aceito em uma escola tradicional por ter Q.I. abaixo da média humana graças a uma doença mental congênita e sua mãe se torna uma prostituta pra poder pagar um ensino de qualidade pra ele. Ele cresce sendo perseguido pelos outros meninos da escola que não o acham normal, mas a frase “corra, Forrest, corra” dita por seu amor desde bem pequeno, Jenny, a única pessoa que gosta dele de verdade e não precisa de toda a auto-afirmação da mãe dele pra dar enfase a sua real normalidade, cativa o coração de quem vê. Começando com problemas para andar, Forrest logo aprende a correr graças a sua necessidade de escapar do bullying que sofre na saída da escola, e é assim que ele passa boa parte do filme, em acontecimentos marcantes.

Forrest é a prova viva de que com persistência conseguimos tudo. Ele se forma na faculdade, vê o nascimento do KKK, é um dos primeiros apoiadores da entrada de negros às escolas que antes eram unicamente de brancos, vê seu amor Jenny ir e vir em sua vida durante toda a longuíssima duração do filme (que beira as duas horas e meia), se torna atacante campeão de um time local de futebol americano, vai pro exército, enfrenta a guerra do Vietnã e salva todo o seu pelotão se tornando um herói de guerra, perde seu melhor amigo Bubba após salva-lo e recebe o maior apoio de seu capitão que perdeu as duas pernas durante a guerra e se torna um grande companheiro na jornada de Forrest, inclusive se juntando a ele para realizar o sonho de Bubba após ser honrado pelo próprio presidente John Kennedy de comprar um navio e pescar camarões e enfim se torna o amante e companheiro de Jenny até que a morte os separe. E nada disso, meus amigos, é spoiler. Tudo é contando com tamanha delicadeza e maestria que mesmo visto 20 vezes encontramos novas nuances de emoção no filme em sua profunda e inspiradora história de superação e força de espírito.

Forrest Gump é um dos melhores filmes já feitos na história e DEVE ser assistido por todo mundo, porque da uma verdadeira lição de vida que pode ser aplicada a qualquer um. Seja você branco, pardo, negro, heterossexual, homossexual, bissexual, transexual, pansexual, pobre, rico, bonito, feio, inteligente, lento, romântico, grosseiro, exotérico, cético… enfim, é a mesma mensagem pra todos. Apesar das dificuldades que encontramos na vida, nunca desista. Pois vale a pena viver.

Nota do Editor: 10/10

Anúncios