Sinopse: Família é visitada por fantasmas, que inicialmente se manifestam apenas movendo objetos pela casa, mas gradativamente vão aterrorizando-os cada vez mais, chegando a sequestrar a caçula através do televisor. Os pais se desesperam e uma especialista em fenômenos paranormais sugere que eles busquem a ajuda de uma mulher com poderes mediúnicos

poltergeist-1982

4

Gêneros: Horror, Fantasia

Em um filme com clima carregado onde uma jovem menina é absorvida pra dentro da casa por forças do mal, Tobe Hooper e Steven Spielberg triunfam em criar um clima tenso do início ao fim e trazer cenas memoráveis que entraram não só pra história do Horror como pra história do cinema em geral. É impressionante o poder de uma boa narrativa e bons atores para construir um filme, e nesse isso é bem nítido. Hoje ele não pode ser considerado um filme tão assustador como era nos anos 80 mas os efeitos especiais de ponta o mantém atualizado mesmo nos tempos modernos, com ele sendo um dos precursores em grandes produções de terror que abusam dos mesmos.

O filme de fato começa de vagar, mas com uma constante subida até seu clímax o longa vai se tornando mais tenso e mais complexo, mostrando a apreensão da família que só ouve a voz da menina desaparecida através da estática de um canal de televisão, e do grupo de médiuns e cinegrafistas que acompanham o desespero da família. A tensão do filme e seu esplêndido final o garantem um selo Escolha do Editor.

Melhor Cena: todo o longo final.

Anúncios