Sinopse: A história é narrada por um adolescente tímido e impopular que descreve a sua vida em uma série de cartas para uma pessoa anônima e explora as fases difíceis da adolescência, incluindo o uso de drogas e sexualidade.

59a3c12131e95e087de5ede81b95797a_jpg_290x478_upscale_q90.jpg

5

Título: As Vantagens de Ser Invisível

Direção: Stephen Chbosky

Ano de Lançamento: 2012

Gênero: Drama, Romance

Review

Falando com destreza sobre a puberdade e as descobertas da vida, este é um filme incrível para adolescentes que estão se sentido sem rumo ou desmotivados, porque vão ver que nada é tão difícil que não pode ser superado. Com uma excelente trilha sonora composta em sua maior parte por músicas da incrível banda The Smiths o filme tem uma boa companhia sonora. A construção e o desenvolvimento dos personagens em As Vantagens de Ser Invisível é profunda e tocante, com personalidades detalhadas de cada um dos riquíssimos personagens, e uma edição incrível que casa perfeitamente com os figurinos lindos e a direção de arte marcante. As ambientações são impressionantemente delicadas e aconchegantes, dando uma sensação morna e confortante ao espectador… quer dizer, não digo por todos, digo por mim.

A direção de Stephen Chbosky é no ponto, e ele soube domar as feras do elenco adolescente e lidar com assuntos complicados como o crescimento, o desenvolvimento de ideias, amor e sexualidade, com o protagonista Charlie se destacando na narração da série com um cunho quase poético para explicar os seus sentimentos e a sua condição social atual. Esse garboso estilo caiu como uma luva na mão do ator Logan Lerman. A produção foi competente e direta, esse é um filme sobre descobertas e que narra a vida de um ser humano em desenvolvimento, e esses assuntos costumam a atrair o público jovem, algo que tornou o filme um dos queridinhos da juventude aqui no Brasil, merecidamente, diga-se de passagem.

A censura é 14 anos mas eu acho que pessoas de qualquer idade podem ter o filme como um exemplo de amadurecimento e por isso eu acho ela completamente violável. O roteiro não é nada volátil, e se mantem firme na sua ideologia durante todos os cem minutos de duração e o filme consegue emocionar com uma facilidade até pessoas que não se atingem fácil por filmes de Drama. Mas acho que isso se deve ao realismo que o filme passa sua mensagem, coisa que faz com que muitas pessoas se identifiquem com isso, inclusive eu. Eu também fui por muito tempo recluso e tímido e esse filme me representa, se ele representa você também, diga o que achou nos comentários e compartilhe suas experiências com os leitores do blog.

Concluindo, esse é um dos melhores filmes do século 21, e é cinema essencial, sem vulgaridade, sem superficialidade, sem trivialidade e acima de tudo, sem limitações ideológicas e com respeito a todos os públicos. É um lindo filme.

Melhor Cena

O primeiro beijo de Charlie.

