Sinopse: O inspetor chefe Charles Dreyfus se apossa de uma arma letal e ameaça destruir o mundo. Sua única exigência para evitar a catástrofe é que o incompetente inspetor Clouseau seja exterminado. Mas a sorte não abandona Clouseau, e os 26 assassinos contratados para acabar com ele não têm sucesso em sua empreitada.

2ad68d3c5fcc3455235b3778f650bf8b_jpg_290x478_upscale_q90

4

Características: Bobo. Divertido. Exagerado. Cômico. Criativo.

Mais hilariante que seu antecessor, o filme com nome “traduzido” ridículo que não tem absolutamente nada a ver com o longa é interessantíssimo por vários fatores. Alem do roteiro mais exagerado e até em certos momentos bobo, é uma melhor caracterização da personalidade de Clouseau, interpretado pelo sempre brilhante Peter Sellers, que mais uma vez encarna o desastrado inspetor. Mais uma vez o diretor Blake Edwards acertou em cheio ao reunir um excelente elenco e conduzi-los rumo à excelência com este eterno clássico da Comédia britânica de época. O quinto filme da saga se mantem forte como um ponto de referência pra uma abordagem inofensiva em um filme Comédia, e devia inspirar mais filmes da atualidade, que usam de banalidade pra arrancar risos (não que eu não goste de besteirois e filmes de bromance).

Peter Sellers aqui apresenta uma interpretação estelar e o filme supera em quase todos os aspectos seu antecessor, inclusive técnicos, que aqui são mais bem feitos. As cenas cômicas não faltam e o jeito exagerado de ser se mantem, e a criatividade ajuda a superar seu antecessor que apesar de já criativo, não chega aos pés deste em inventividade. O roteiro me agradou bastante, devido às referências de filmes anteriores e tem impacto positivo se tratando de diversão e descontração. Ele também está disponível no Netflix para quem quiser ver, e comprovar a alta qualidade em que este longa se baseia.

Resumindo, é o pacote completo do Humor bem feito, e dificilmente desagradará alguém que já é familiar à temática da serie e ao humor sem sentido que tanto me cativa. Ao contrário do quarto filme, não é preciso esperar nada pra começar a se divertir e tempo assistindo filme bom e tempo bem gasto. Só não espere o tipo de exagero dos filmes com Steve Martin, aqui temos outro tipo de exagero, mais saudável e limpo. Altamente recomendado.

Melhor Cena: A cena do banheiro com os dois assassinos.

Anúncios