Sinopse: Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.
181510.jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxx
Título Original: Spotlight
Classificação Indicativa: 12 anos
Gênero: Drama
Direção: Tom McCarthy
Protagonistas: Mark Ruffalo e Michael Keaton
515654.jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxx
Um grupo de jornalistas de Boston descobre ligações entre padres católicos e vítimas de pedofilia. Se aprofundando no caso eles descobrem cada vez mais padres envolvidos em escândalos que foram varridos para debaixo do tapete pela igreja católica, coisa que vai deixando os jornalistas cada vez mais chocados e obcecados pelo caso. O filme mereceu o Oscar de melhor filme de 2015 porque retrata bem as investigações que levaram a prisão de dezenas de padres nos anos 2000 por seus crimes muitos anos atrás, e marcou o ano com expertise de interpretação da parte dos dois protagonistas, Mark Ruffalo e Michael Keaton, dois atores que eu tenho um carinho especial por. Ambos desempenham maestria em seus papeis e encantam com performances extraordinárias e muito credíveis do que aconteceu na época. O elenco de apoio também faz bonito e entrega interpretações plausíveis e realistas.
O ritmo do filme é um pouco lento mas é necessário para o desenvolvimento da trama do longa, e ela fica aos poucos mais e mais impressionante, assim como mais tensa, apresentando uma história contundente e de forte impacto moral que tira aqueles católicos que não enxergam nada que não está em frente ao seu nariz fora de suas zonas de conforto. Lógico que a pedofilia não existe unicamente na igreja católica, mas é nela que saem a maior parte dos escândalos relacionados a isso. É uma realidade triste e muito bem retratada por essa obra prima, que sabe do seu lugar na história do cinema e não nega raça, bravado e coragem em abordar um tema tão delicado e triste pra tanta gente.
Se você busca por um filme forte, com uma temática contundente, que te faça pensar e que cause um impacto negativo em sua vida pela dura realidade que ele apresenta, Spotlight – Segredos Revelados é um dos ganhadores do Oscar mais apropriados pra você até então. Pra qualquer um sensível ao assunto ou que sofreu com isso, é uma experiência que o trará péssimas lembranças, o que não o torna recomendável para você.
Gostou da postagem? Comente, compartilhe e se inscreva.
Anúncios