the-danish-girl_t10068

8

A Garota Dinamarquesa conta a sensível história real de Einar (Eddie Redmayne), um talentoso pintor que ao ser pedido por sua esposa, a bela Gerda (Alicia Vikander), outra proeminente pintora, a vestir uma roupa de mulher para posar como modelo para uma pintura de Gerda, aflora sua feminilidade e o ajudando a se descobrir transexual, como a não menos bela Lili Elbe, a primeira pessoa a se submeter à uma cirurgia de mudança de gênero enfrentando todos os medos e preconceitos da época com uma força tirada de Deus e sendo apoiada terminantemente por sua ex-mulher após um começo difícil, que passa a o apoiar em cada passo e decisão. O filme conta uma história real, baseado em uma biografia sobre a história da vida de Lili Elbe, a garota dinamarquesa da vida real.

Que filme triste, no bom sentido. O fim do filme é desolador para quem não leu a biografia como eu. Mas não vou dar spoilers. A história é linda, contada de forma delicada e com uma sutileza invejável. Eddie Redmayne faz a atuação de sua vida neste longa e consegue uma performance emocional e realista, de acordo com os anos 30, onde o filme se passa, com todo aquele preconceito e aquela história de que era algo anormal que alguns acéfalos mantem até hoje. Como o próprio Redmayne fala no papel de Lili, “Deus me fez mulher, eu só preciso concertar um erro da natureza!”. É nesse tom cheio de melancolia e muito belo que o Drama segue e encanta. Gerda de início é muito rígida com Lili, até finalmente aceitar que seu marido não existe mais, e apenas um pênis o separa de realizar os seus sonhos. Mas nem tudo são flores, para a época era uma cirurgia muito arriscada, e complicações acontecem, preocupando Gerda. Tudo isso leva à um fim dramático no qual eu fiquei sem chão e senti o peso do roteiro e da evolução de personagens chegando ao seu pico.

Conclusão, tudo é apresentado de bandeja ao espectador com graça e sensibilidade e só quem tem coração de pedra não será tocado por esta linda história. Recomendo a todos os meus leitores que queiram assistir um filme emocionante e que conta uma história real, de peso e atuada de forma exemplar por ambos, Redmayne e Vikander. Um filmaço.

Anúncios